" /> Reconhecimento de Firma | Cartório Jaime Araripe

Reconhecimento de Firma

Certidão

RECONHECIMENTO DE FIRMA

O reconhecimento de firma é feito pelo tabelião oficial e protege pessoas contra fraudes e falsificações e confere segurança jurídica às transações e contratos.

TIPOS DE RECONHECIMENTO DE FIRMA:

I. Reconhecimento de Firma por Autenticidade:

É feito nos casos em que se exige maior segurança, como por exemplo: assinatura em documento de transferência de veículos, recibos, contratos de compra e venda, documentos com valor econômico, dentre outros.

A pessoa que deseja ter sua firma reconhecida por autenticidade deve comparecer pessoalmente ao cartório, levando seu RG original e assinar o documento na presença do tabelião ou escrevente do Cartório.

Ao fazer o reconhecimento de firma por autenticidade, o tabelião ou escrevente do cartório atesta que determinada pessoa compareceu pessoalmente ao cartório, na sua presença, se identificou e assinou o documento, e que a assinatura é realmente daquela pessoa.

Para conferir ainda mais segurança ao ato, a pessoa cuja firma foi reconhecida assina um termo em um livro de comparecimento do Cartório, comprovando que ela realmente esteve na presença do tabelião ou escrevente e assinou o documento.

II. Reconhecimento de Firma por Semelhança:

É o mais comum. Para que possa ser feito, é necessário que a pessoa cuja firma será reconhecida já possua firma aberta naquele cartório, ou seja, que sua assinatura esteja arquivada naquele cartório.

No reconhecimento de firma por semelhança, o tabelião ou escrevente compara a assinatura que está escrita no documento, com a assinatura que está arquivada no cartório. Se as assinaturas forem semelhantes, ele cola um selo de autenticidade no documento, carimba e declara, por escrito, que as assinaturas são semelhantes.

Processo de abertura de firma?

  • RG original
  • Escrever a assinatura três vezes em um cartão de autógrafo fornecido pelo cartório e preenche-lo com seus dados

Atenção: A “ficha de firma” ou “cartão de autógrafo” que fica arquivado no cartório não tem prazo de validade, mas algumas pessoas mudam sua assinatura com o passar dos anos. Caso haja mudança na assinatura, é preciso que a pessoa compareça novamente ao cartório para renovar sua ficha de firma.

No Cartório Jaime Araripe os cartões de autógrafos, além de serem arquivados em papel (arquivos físicos), são digitalizados e armazenados no banco de dados digital do cartório, facilitando a busca e o reconhecimento das assinaturas.

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